top of page

Desde 1934 na comunidade Guaibense

O início

No dia 23 de Abril de 1934, em Guaíba, aconteceu a reunião de fundação da nossa casa. Tal reunião se deu na casa do Sr. Alberto Vieira, na Rua São José, próximo onde hoje se localiza a agência da CEF. Estiveram presentes um total de 42 pessoas, entre membros da diretoria, sócios e autoridades locais.
 

Composição da primeira diretoria em 1934:

João Jorge Lisbôa
Presidente

Felinto Chacon
Vice-presidente

Adecarlice Ferreira Rodrigues
Primeira secretária

Pedro Maciel
Primeiro tesoureiro

No mesmo ano, em 20 de Maio de 1934 a Sociedade Espírita Discípulos de Cristo se filiou  a FERGS - Federação Espírita do Rio Grande do Sul, recebendo a visita dos representantes Dr. Albert Pio Lauro e sr. Fernando Pos, que realizaram palestra doutrinária e prestaram cumprimentos pela recente fundação.

 

 

Revista_Historica_a_reencarna%C3%83%C2%A
Revista_Historica_a_reencarnação.jpg

Nosso Patrono

padre%20cacique_edited.jpg

"Se unidos fortalecemos o grupo, no grupo unido cada um será mais forte"

Joaquim Cacique de Barros
 

Temos como nosso patrono e mentor Joaquim Cacique de Barros, destacada figura no campo da Assistência Social gaúcha. Natural de Salvador, Bahia, chegou em Porto Alegre em 1862 e foi um dos fundadores da Escola Normal desta cidade, mas foi como filantropo em que se destacou ao criar os asilos: Santa Teresa e o Asilo de Mendicidade Padre Cacique. 

 

Asilo tem como significado: "instituição de assistência social onde são abrigados para sustento e/ou educação crianças, mendigos, doentes e idosos desamparados." O trabalho de Joaquim Cacique abrangia todos esses necessitados, da criança ao idoso. Hoje em dia, asilo tem como significado atendimento somente a idosos.

O Asilo Santa Tereza foi instalado em 1846, num prédio em frente do Rio Guaíba e mais tarde recebeu o atual nome: Asilo Padre Cacique, num prédio considerado histórico, que em 1885 recebeu a visita da Princesa Isabel.

asilo padre cacique.jpg

Ajude o Asilo Padre Cacique, clique aqui.

bottom of page